sábado, 9 de junho de 2012

Caraca, maluco: Apocalipse!


Resolvi estudar o Apocalispe de João. Baita, desafio!
Primeira Fase: Euforia.
Ouvi em aúdio a narração dos 22 capítulos e ao final já não estava ligando nada com nada, mas pelo menos tinha uma audição recente do conjunto da obra. Decidi então conseguir alguns comentários e ler paralalemente, capítulo por capítulo, com a Bíblia.
Segunda Fase: Desânimo.
Encontrei na internet o Comentário Bíblico Esperança:
http://issuu.com/alchimac/docs/coment_rio_esperan_a_-_apocalipse/4
e além desse, achei no sebo "Como Ler o Apocalipse" do José Bortolini. Já são duas interpretações bem diferentes. Tem também a interpretação futurista, na linha do filme "Deixados pra Trás".
O desânimo veio ao perceber facilmente que cada um fala o que quer sobre Apocalipse e de fato, ninguém sabe do que ele trata. Pelo menos no nível do detalhe. Porque no geral é a vitória do cordeiro e um texto de esperança para os cristãos. Mas quem são os 24 anciãos, os 144.000, o significado das trombetas, etc.? É uma doideira só! Cada um fala uma coisa.
Terceira Fase: Acalmando
Encontro um artigo do prof. Valtair Miranda, que tem uma frase exemplar:
"(...) uma boa postura diante de um texto cheio de interpretações divergentes é a humildade e a convicção de que ninguém é dono da verdade. Além disso, a salvação de um indivíduo não é condicionada à sua posição escatológica." (p.8). Abaixo segue o link para o artigo na revista Theos:
http://www.revistatheos.com.br/Artigos/Artigo_05_03.pdf
O artigo também mostra as linhas de interpretação do apocalipse. É um bom texto PARA COMEÇAR o estudo do Apocalipse.
Sendo assim, estou direcionando-me para: O Apocalipse de João fala de uma realidade vivida na época do autor e os símbolos ali estão ligados a essa época. Mas ainda tenho muitas questões para serem resolvidas e, portanto, essa não é uma posição definitiva. Por fim, bem nessa época, parou esse livro na minha mão: Poder Global e Religiao Universal de Juan Claudio Sanahuja, da Editora: Ecclesiae. Há um capítulo cujo título é: O anticristo será pacifista, ecologista e ecumenista (p.124). Essa é uma linha de pensamento com a qual não me identifico, a do tipo futurista que tenta encontrar na nossa época o anticristo. Outros autores falam sobre o chip como marca da besta, etc. Essa linha de interpretação é a mais disseminada na mídia. Vou criar um marcador para Apocalipse e assim vou acrescentando novas descobertas.
Vamos ver no que vai dar.
:O)

Nenhum comentário:

Postar um comentário