quinta-feira, 12 de julho de 2012

Lendas e mitos judaicos D'além mar

Fonte: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG
https://www.ufmg.br/nej/maaravi/artigoreuven-exilio.html

A lenda abaixo foi usada por Umberto Eco no seu romance "Baudolino". O artigo, do historiador Reuven Faingold, apresenta outras. Uma delas, a do reinado do Preste João também foi utilizado por Eco no romance citado acima.
As dez tribos perdidas de Israel
O destino das dez tribos perdidas durante o cativeiro assírio gerou inúmeras teorias, todas elas polêmicas e especulativas. A fértil imaginação romântica foi estimulada por narrativas pouco prováveis que, testadas por métodos científicos, permitiram reconstruir fatos mais ou menos documentados sobre a existência e o destino dessas dez tribos de Israel.
O relato dessa lenda começa depois que judeus do Reino de Israel (exceto as tribos de Benjamin e Judá) foram levadas em cativeiro pelo rei Salmaneser no século 8 a.C. O texto do Livro II dos Reis 18:11 relata que "o rei da Assíria levou Israel para Assíria e os colocou em Chalah e Chabor, as margens do rio Gozan, e nas cidades medas". Durante toda a Idade Média e início dos tempos modernos, a descoberta das dez tribos perdidas era permanentemente anunciada por viajantes e cronistas judeus. Provas de sua existência foram registradas, mencionando-se judeus em lugares recônditos como China, Japão, Sudão, Azerbaijão, Abissínia, Daguestão, Índia e nas regiões do Novo Mundo. Judeus espalhados pelas comunidades de Kaifeng, khaibar, Cochim, Ormuz, Criméia, Sahara, Bombaim e Iêmen, seriam também uma parte inseparável do povo de Israel misteriosamente oculto no tempo e no espaço.
No primeiro livro das *Antiguidades de Israel*, Flavio Josefo afirma que essas dez tribos tenham habitado às margens do rio Eufrates. Esse argumento do mais antigo historiador judeu foi mantido como verdadeiro até o século 9. Porém, tudo mudou com a aparição de Eldad El-Dani, um judeu que visitou comunidades na Babilônia, ao norte da África e na Espanha. El-Dani afirmava ser descendente de uma comunidade situada ao leste da África, um lugar no qual moravam algumas das dez tribos: Asher, Gad, Naftali e Dan. Suas palavras despertaram o interesse dos israelitas nas várias comunidades; semeando fortes esperanças messiânicas; pois, segundo a tradição judaica, as profecias não se realizarão enquanto não se concretize a congregação dos remanescentes de Israel, e dessa forma, possa ser presenciada a sonhada Redenção.
A maioria dos rabinos, sedentos dessa redenção, acreditou piamente nas afirmações de El-Dani e suas revelações encontraram boa repercussão fora do mundo judaico. Judaísmo e Cristianismo ficaram intrigados. Com raízes no ocidente, essas religiões precisavam saciar uma forte efervescência messiânica acumulada através dos tempos. A cristandade ficou maravilhada com a lenda das chamadas "Dez Tribos Perdidas" e se envolveu por completo nessa fascinante aventura a procura da Salvação. O Judaísmo, também, acompanhou de perto essa constante busca de seus remanescentes.

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