sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Rabanada e Chamado

Quase Natal. Abro o Novo Testamento que tenho perto de mim no Evangelho de Marcos, aqui o nascimento de Jesus não é contado. O que importa é o Jesus adulto anunciando a Boa Nova. Chegou o Reino de Deus. "Convertei-vos e crede na Boa Nova".
"Aceita uma rabanada?" Perguntou-me uma senhora simpática com uma bandeja repleta de rabanadas. Uma das melhores coisas do Natal. Enquanto degusto a rabanada acompanho na Bíblia o chamado dos primeiros discípulos de Jesus: os pescadores André, Simão, João e Tiago. O convite era para que fossem pescadores de homens. E eles foram com Jesus. E não havia rabanadas ali, só gente sofrida, doentes, prostitutas, marginalizados de modo geral. Doce ali, só a presença consoladora de Jesus levando visão aos cegos, perdão dos pecados, libertação e salvação. Doce Jesus!
Estamos em festa. Época de comelança, troca de presentes, multidões nas ruas, nos shoppings, alguns ladrões também. Nas igrejas também há festa, cantatas de Natal, gente bem vestida com suas roupas novas. Os cartões de crédito sendo muito utilizados.
Mas e a doce consolação de Jesus? E os pescadores de homens anunciando a nova vida? Essa presença entre marginalizados, onde está?
Senhor, faz-me agir segundo o verdadeiro espírito do Natal, conforme leio em Lucas 4,18-19. Faz com que meus irmãos em Cristo também queiram agir assim. Perdoa minha omissão e dos meus irmãos. Dá-nos força de vontade para agir. Obrigado, Senhor. Amém!

"O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor." Lc 4,18-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário