terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Deus tem "saudade" de você

Quando Deus criou o mundo, criou também a humanidade e vivia em harmonia com ela, representada pelo casal Adão e Eva. O casal vivia, por sua vez em harmonia com o restante da criação, mas um deslize rompeu com essa relação harmoniosa e a partir daí ficamos todos "ao Deus dará". Expressão curiosa porque encerra o significado de abandono, embora, literalmente, ainda transmita a ideia da providência divina.
Vivendo por conta própria o homem construiu seu caminho com erros e acertos, mas Deus com "saudade" da antiga relação sempre tomou atitudes para restaurar o antigo relacionamento. Foi assim com Moisés, com os Juízes, com os profetas, etc. Deus procurava restabelecer a ligação, mas o homem só queria saber de Deus quando passava por dificuldades e a justiça de Deus cobrava fidelidade. A Lei não resolveu o problema. O homem não conseguiu cumpri-la. Chega então o Messias, o filho de Deus, para cumprir a Lei, mas também para ensinar algo mais eficiente do que a Lei: a Graça. A humanidade receberia o presente não merecido porque Deus nos ama e isto é maior do que a Lei. Jesus foi o padrão da Graça de Deus que deveria ser repetido pelos seus discípulos. O que inspirou Deus a tomar a iniciativa? A "saudade" que Ele tem de você. Deus ama você e quando você está afastado, ou indiferente a Ele, Deus tem "saudade". Ele quer você perto novamente para que aprenda um caminho "sobremodo excelente". Por isso, o apóstolo Paulo suplicava: "Rogo-vos reconciliai-vos com Deus".
Deus ama você e quer restabelecer a ligação por meio de Cristo, no Natal da reconciliação com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário