sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Caim

Quase esqueço de comentar sobre esse livro do Saramago. Um amigo do trabalho chegou um dia balançando esse livro e dizendo, muito empolgado, que esse era o livro definitivo do escritor português, onde ele dizia tudo que tinha a dizer, ou alguma coisa assim. Eu já estava curioso para ler e fiquei mais ainda, mas o livro é caro, ou melhor não estava com um preço justo para mim. Então esperei. A espera acabou quando vi uma promoção de livros digitais do Saramago na Livraria Cultura.
Li o livro que faz parte dos "manifestos contra a Bíblia" do escritor. O Evangelho Segundo Jesus Cristo também faz parte (esse não li, só ouvi falar). A história não é lá grande coisa e serve apenas de escada para os argumentos do português contra o que ele acha serem os absurdos da Bíblia. O personagem Caim é um viajante no tempo e aparece no meio de várias histórias bíblicas. O que acho legal no livro é que ele nos faz pensar, principalmente os que conhecem essas histórias e sempre as aceitaram com base na fé. Como resultado, fica claro que uma leitura literal do texto bíblico é complicadíssima, embora já soubesse disso. É difícil ler certas passagens por causa da maneira como ele trata o assunto muitas vezes com deboche. Mas é uma leitura importante para o conhecimento e crítica da nossa própria religião.
Talvez seja o livro definitivo como meu colega de trabalho falou, mas ainda prefiro "Ensaio sobre a Cegueira", esse sim um livro, eu diria, envolvente.
Inté.
Exemplo: Deus destruiu Sodoma e Gomorra por causa da devassidão. E as crianças que moravam lá? Mereciam morrer queimadas? Deus foi justo, ou perverso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário